sexta-feira, 3 de junho de 2011

Encontrando forças na dificuldade


O que é o homem, para que tanto o estimes”
Jó 7:17

Jó estava no fim de sãs forças. Sofria demais, sem compreender o motivo. Sua pergunta surgiu da frustração. Em essência, ele estava dizendo: “somos inúteis, Deus; deixe então de dar-nos atenção. Talvez assim não sejamos provados, examinados e frequentemente achados em falta”.
Jó sabia que não era hipócrita, sabia que vivia para agradar a Deus. Em sua dor, ele discordou de Deus. Seus amigos, por outro lado, acharam que ele tinha cometido algum pecado terrível para merecer tanto castigo. Eles entendiam que todos sofrem, mas a extensão do sofrimento de Jó parecia precisar de uma explicação.
Quando temos cuidado em obedecer às regras e ao direcionamento de Deus e nos arrependemos de todos os nossos pecados, talvez consideremos que deveríamos ficar longe do sofrimento. Afinal de contas, por que Deus permitiria que pessoas fieis suportassem tais dificuldades? Mas a questão é que Deus usa as dificuldades, dores e provações para tornar-nos mais fortes, mais sábias e mais capazes de consolar os outros.
Deus nos ama, Ele não está sentado no céu olhando de longe para a nossa miséria. Ele está conosco a cada passo, operando sua vontade em nossas vidas. Ele nos diz: “Porque, assim como os céus são mais altos que a terra, assim são os meus caminhos são mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos que os vossos pensamentos” (Isaías 55:9)
Talvez você não entenda seu sofrimento, assim como não entende a profundidade do amor de Deus por você. Mas lembre de manter abertas as linhas de comunicação com Ele: se ficar chateada, fale; se ficar irada, fale; se perder as forças, fale. Ele compreende. Quando o louvar por ser quem é, Ele vai curar seu coração e mostrar o lado bom de tudo o que está acontecendo.

Sâmela Lauz.

2 comentários: